Atualização do Cartão SUS vai até dia 15

Atendimento especial à população
Secom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deseja atualizar maior número possível de Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) no auditório de sua sede Avenida Amélia Amado, nº 5, até o próximo dia 15. A partir daquele dia o atendimento passará a ser feito exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para atender internos em albergues e presídios e pessoas com dificuldades de locomoção em residências nos bairros mais afastados da área central Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm sido intermediários.

Depois de recolherem os documentos individuais necessários à atualização cadastral do Cartão Nacional SUS – RG, CPF e comprovante de residência – de cada um dos usuários, as equipes levam à central montada pela Secretaria Municipal de Saúde onde os dados são inseridos no sistema pelos monitores. Quando finalizados, os cartões são entregues pelos Agentes Comunitários de Saúde aos seus donos.

  O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, explicou que o atendimento aos usuários no auditório da Secretaria será encerrado porque está sendo finalizado o contrato de estagiários do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) que são responsáveis pela digitação dos documentos. Ele ressaltou ainda, a importância da atualização do cartão, lembrando que este documento permite o acesso a procedimentos e serviços na rede de saúde oferecidos aos cidadãos. 

Além disso, também é essencial aos profissionais de saúde que prestam os serviços e também as Unidade de Saúde, onde o atendimento for prestado. “O cadastro atualizado de cada usuário gera um número de identificação que vale em todo o território nacional, o que garante atendimento ao cidadão onde quer que ele esteja”, afirmou.

Já o coordenador do programa de atualização da SMS, Moacir Menezes, destacou a participação dos Agentes Comunitários de Saúde como uma feliz iniciativa por permitir levar o serviço ao usuário, garantindo àqueles que por algum motivo não tem condições de deslocamento, a exemplo de albergados e pessoas acamadas, terem o Cartão SUS atualizado.

Moacir lembra que o Agente Comunitário conhece de perto a realidade das famílias cadastradas no Sistema Único de Saúde por morar nas áreas de atuação e serem os responsáveis por serviços ligados à saúde, a exemplo de orientação, pedido ou encaminhamento de exames clínicos e laboratoriais, aferição de pressão arterial, etc.